Melhores Monitores Curvos

Monitores curvos estão populares entre gamers, mas ter um monitor curvo ultrawide pode aumentar sua produtividade para trabalhar em casa ou escritório no seu computador, ou notebook.

A principal diferença entre monitores curvos vs. planos é a imersão proporcionada pela tela curva, contribuindo para melhor conforto ocular durante o uso.

Muitos utilizam monitor curvo para jogar, programar, ler, escrever, editar planilhas e vídeos. Enquanto monitores planos são melhores para assistir filmes, séries e/ou consumo de conteúdo a distância.

Os melhores monitores curvos são os Ultrawide, visto que o campo de visão maior aliado a curvatura da tela torna o uso mais agradável aos olhos.

Além disso, a proporção (21:9) exibe mais informações nas laterais, excelente para melhorar a produtividade e amplitude em jogos compatíveis com essa resolução.

Confira agora quais são os melhores monitores curvos para comprar em 2021 no Brasil. Caso não saiba o que olhar, confira antes como escolher um monitor curvo para ajudar na sua escolha.

Quais são os Melhores Monitores Curvos em 2021?

MonitorDiferencialMelhor Preço
1. Acer Nitro XZ242Q 24″Monitor Curvo Gamer 144Hz Full HDVER OFERTA
2. Samsung LC24F390 24″Monitor Curvo Bom e BaratoVER OFERTA
3. Dell S2721HGF 27″Monitor Curvo para TrabalharVER OFERTA
4. Samsung Odyssey G5 34″Monitor Curvo Ultrawide 165HzVER OFERTA
5. Samsung Odyssey CRG50 27″Monitor Curvo Gamer 240HzVER OFERTA
6. Gamemax GMX32CEWQ 32″Monitor Curvo Gamer 32″ WQHD Mais em ContaVER OFERTA
7. HQ HQ271M165HC 27″Monitor Curvo Gamer com Melhor Custo-BenefícioVER OFERTA
8. Asus TUF Gaming VG32VQ 32″Monitor Curvo com HDR10VER OFERTA
9. Dell Curvo S3422DWG 34″Monitor Curvo para ProdutividadeVER OFERTA
Melhores monitores curvos de 2021 atualizado

1. Acer Nitro XZ242Q 23,6 – Monitor Curvo Gamer 144Hz Full HD

Monitor curvo Acer Nitro XZ242Q
O Acer Nitro XZ242Q ficou no topo por tudo que oferece na faixa de preço que muitos podem pagar.

O monitor gamer curvo Acer Nitro XZ242Q tem tela de 23,6 polegadas (59,94 cm), taxa de atualização 144Hz e resolução Full HD (1080p). Escolhemos esse modelo para figurar no início devido ao excelente custo-benefício.

Utiliza um painel VA que proporciona ótimo nível de contraste (100M:1) e brilho de 400 nits compatível com HDR (VESA DisplayHDR400). Isso faz com que as cores sejam vibrantes e corresponde a 99% da escala sRGB.

Os ângulos de visão são bons e apresenta ótima imersão com curvatura de 1500R. Oferece ajuste de altura e tem compatibilidade com suportes com furação VESA 100×100. Tornando ergonomicamente uma ótima escolha.

O desempenho em jogos é ótimo, com baixo input lag e tempo de resposta de 4ms (GtG).

Oferece a tecnologia AMD FreeSync para placas de vídeo AMD e Adaptive Sync para placas NVIDIA, evitando cortes e travamentos nos quadros ao jogar.

Além disso, conta com tecnologias de conforto visual como Flicker-Less que evita a oscilação do painel que causa irritação e dores de cabeça, Acer ComfyView (reduz emissão de luz azul) e tem design ZeroFrame (bordas finas).

Oferece conexões HDMI e DisplayPort, acompanhando o cabo HDMI na caixa. Sugerimos que utilize o cabo DisplayPort para aproveitar o máximo de desempenho 144Hz e as taxas de atualização variável (FreeSync).

Além de tudo que já foi mencionado, ele ainda tem alto-falantes integrados, que apesar de não serem potentes é um diferencial que outros na faixa de preço não tem.

Recomendamos esse monitor gamer curvo 144Hz se quer o melhor custo-benefício disparado não só para jogos como uso normal e trabalho.

Na linha Acer Nitro há outros monitores gamers com taxa de atualização e tamanhos maiores, como o XZ322Q 31.5” (165Hz) e o XZ320Q 31.5” (240Hz).

Prós:

  • Custo-benefício
  • Desempenho
  • Base ajustável (altura, rotação e inclinação)
  • Compatível com VESA
  • Ótima qualidade de imagem e ângulos de visão
  • Compatível com HDR (certificação VESA DisplayHDR400)
  • Alto-falantes

Contras:

  • Base grande ocupa espaço
  • Disponibilidade
  • Ghosting em consoles

2. Samsung LC24F390FHLMZD 23,5 – Monitor Curvo Bom e Barato

Samsung LC24F390FHLMZD
O monitor curvo Samsung LC24F390FHLMZD é o mais vendido por ser bom e barato, oferece desempenho e toda imersão da tela curva de 1800R.

O monitor curvo da Samsung LC24F390FHLMZD é o mais vendido atualmente. Apresenta uma tela de 23.5” com curvatura 1800R, resolução Full HD (1080p) e painel VA com taxa de atualização de 60Hz.

Ele entra em nossa lista como o monitor curvo bom e barato para você que não tem grandes expectativas quanto a desempenho para jogos.

Oferece um bom nível de brilho (250 nits) e contraste estático de 3000:1, com pretos profundos e bom detalhes na escala de cinza.

No quesito qualidade de imagem e fidelidade de cores não decepciona, reproduzindo 72% da gama NTSC e 99% da sRGB. As cores são vibrantes e mais quentes, mas poderá calibrar as cores de acordo com sua preferência.

Conta com tecnologias de conforto visual como Flicker Free, redução de luz azul e modo gamer que diminui o tempo de resposta para diminuir o ghosting.

Como diferencial para gamers é compatível com AMD FreeSync, funcionando até 75Hz, mas perdendo um pouco da nitidez nessa frequência.

Não é compatível com Adaptive Sync da NVIDIA, visto que não tem entrada DisplayPort.

O input lag e tempo de respostas 4ms tem bom desempenho em jogos, mas é possível notar ghosting em cenas rápidas.

Por ter conexão HDMI e VGA é compatível com a maioria dos computadores, Macbook e notebooks existentes, tanto novos quanto mais antigos.

Além disso, tem entrada 3.5 mm para fones de ouvidos, mas não tem USB nem DisplayPort.

Ergonomicamente sua base não é ajustável, apenas permite ajuste de inclinação. Porém, é compatível com furação VESA 75×75 para suporte de parede ou mesa. A fonte é externa (bivolt) e acompanha cabo HDMI.

Recomendamos o monitor curvo Samsung LC24F390FHLMZD se seu uso é para filmes, séries, trabalho, lazer e jogos ocasionais.

Ele oferece ótimos ângulos de visão (178/178), essencial para ter uma boa experiência e imersão.

Prós:

  • Preço acessível
  • Qualidade de imagem
  • AMD FreeSync
  • Contraste excelente
  • Ângulos de visão
  • Compatível com VESA

Contras:

  • Incompatível com G-Sync
  • Sem alto-falantes
  • Ruim para colocar na parede

3. Dell S2721HGF 27 – Monitor Curvo para Trabalhar

monitor curvo Dell S2721HGF
O monitor curvo Dell S2721HGF tem excelente performance, fidelidade de cores, ergonomia e garantia de 3 anos.

O monitor curvo da Dell S2721HGF é para quem busca confiabilidade e qualidade.

Seu painel VA de 27” tem resolução Full HD (1920x1080p), curvatura 1500R, taxa de atualização de 144Hz, baixo input lag e tempo de resposta de 4ms.

Ele entra na nossa lista, pois é um excelente monitor curvo para trabalhar. Afinal, conta com ajustes ergonômicos de altura e inclinação que aumentam o conforto.

Caso queira usar na parede ou com suportes, é compatível com furação VESA 100×100.

Além disso, serve muito bem como monitor gamer devido ao desempenho do painel e tecnologias para jogos, como AMD FreeSync e Adaptive Sync (compatível com G-Sync) para placas NVIDIA.

O contraste (3000:1) oferece pretos profundos, ideal para ambientes escuros. Enquanto o brilho de 350cd/m² é suficiente para oferecer boa visibilidade em ambientes bem iluminados ou diminuindo efeitos de reflexos.

Conta com tecnologias que aumentam o conforto visual, com controle de brilho sem cintilação de tela (Flicker Free) e o recurso ComfortView que reduz a emissão de luz azul.

O Dell S2721HGF tem boa precisão de cores de fábrica, mas é após calibração que as cores realmente se destacam.

Pode facilmente ser usado por profissionais que editam vídeo, fotos e imagens em geral, como animadores, arquitetos e designers.

No quesito conexões esse monitor tem 1 entrada DisplayPort 1.4, 2 x HDMI 1.4, entrada 3.5 mm para fones de ouvidos e fonte interna bivolt.

Acompanha na caixa apenas o cabo HDMI, então se quer usar G-Sync deverá comprar um cabo DisplayPort.

Em nossa opinião o monitor curvo Dell S2721HGF é bom para todos os usos, desde trabalho até jogos.

A curvatura de 1500R aliada ao tamanho da tela oferece imersão incrível e a taxa de atualização contribui para uma experiência agradável.

Prós:

  • Qualidade do painel
  • Construção e materiais de qualidade
  • AMD FreeSync e Adaptive Sync (G-Sync)
  • Tempo de resposta de 1ms (MPRT)
  • Base com ajuste de altura e inclinação
  • Compatível com VESA
  • 3 anos de garantia Dell

Contras:

  • Sem HDR
  • Ângulos de visão
  • Poderia ter ajuste de rotação e pivô

4. Samsung Odyssey G5 34 – Monitor Curvo Ultrawide 165Hz

Samsung Odyssey G5
O super monitor curvo Samsung Odyssey G5 tem 34″ e ótimo desempenho para gamers, além de fidelidade de cores para trabalho com video e imagem.

O monitor curvo Samsung Odyssey G5 (LC34G55TWWLXZD) tem tela VA de 34”, proporção Ultrawide (21:9) com resolução Quad HD (3440×1440), baixo input lag, tempo de resposta de 1ms MPRT e taxa de atualização de 165Hz.

Ainda é compatível com AMD FreeSync Premium e Adaptive Sync, desde que utilize cabo DisplayPort para obter o máximo de desempenho da taxa de atualização variável (VRR) e 165Hz.

Como pode ver pelas especificações técnicas é um monstro de monitor, ocupando o espaço de dois monitores. É ideal para você que está em busca do máximo de imersão em uma tela curva grande (1000R).

Além de imponente, a qualidade do painel é outro ponto positivo, tem contraste de 4500:1 e brilho de quase 300cd/m2.

Apesar de compatível com HDR10, não aumenta o alcance dinâmico em conteúdo compatível, além de desabilitar outros modos de imagem.

Esse nível de contraste reproduz pretos profundos até mesmo em ambientes escuros, mérito do painel VA.

Já o brilho é alto o suficiente para ofuscar reflexos em ambientes bem iluminados, mas não alto suficiente se houver luz direta no monitor.

A qualidade de imagem e reprodução de cores ao sair da caixa é satisfatória, mas após calibração as cores atingem outro patamar.

Sendo assim, é uma boa opção para quem trabalha com imagens e vídeos ou busca cores reais e ótimo gradiente.

Graças a taxa de atualização de 165Hz, o desempenho do painel em jogos é ótimo, com baixíssimo input lag. Porém, há alguns relatos de problemas com o input lag e VRR, mas pode ser resolvido com atualização.

Ergonomicamente não há muitos ajustes disponíveis com a base padrão, apenas inclinação. Felizmente isso pode ser contornado com suporte para mesa ou parede compatível com VESA 75×75.

Há poucas entradas disponíveis em um monitor desse valor, 1 x HDMI 2.0, 1 x DisplayPort 1.4 e 1 entrada 3.5 mm para fones de ouvidos.

Não há alto-falantes embutidos ou entradas USB, mas o problema maior é a dificuldade no acesso a essas entradas.

Apesar de alguns problemas, o monitor Samsung Odyssey G5 é bom para uso geral, trabalho e principalmente maior imersão em jogos.

Ele tem quase tudo que você poderia desejar em um monitor curvo, faltando apenas detalhes que certamente o encareceriam se houvessem.

Prós:

  • Tela grande Ultrawide com resolução Quad HD
  • Taxa de atualização de 165Hz com suporte a FreeSync Premium
  • Baixo input lag e tempo de resposta
  • Excelente nível de contraste
  • Qualidade de imagem e cores vibrantes
  • Compatível com HDR10 e VESA 75×75
  • Interface fácil de usar e configurar
  • Acompanha cabo DisplayPort
  • Suporte a Picture-by-Picture
  • Tecnologias para melhor conforto dos olhos

Contras:

  • Sem alto-falantes
  • Conexões com acesso difícil
  • Ocupa muito espaço
  • Base poderia ser mais firme
  • Preço elevado
  • Ergonomia ruim

5. Samsung LC27RG50FQLXZD 27 – Monitor Curvo Gamer 240Hz

Samsung Odyssey CRG50 LC27RG50FQLXZD
É um dos monitores curvos da Samsung mais vendidos atualmente, com excelente desempenho 240Hz, qualidade de imagem e preço acessível.

O Samsung Odyssey CRG50 (LC27RG50FQLXZD) é o monitor curvo gamer com taxa de atualização 240Hz mais barato da lista.

Nesse preço oferece tela de 27”, painel VA de 240Hz de taxa de atualização, baixo input lag, tempo de resposta de 4ms e compatibilidade com NVIDIA G-Sync.

A curvatura da tela de 1500R é ideal para proporcionar um ângulo de visão melhor (178/178º), permitindo que você assista conteúdo mesmo quando não estiver vendo de frente.

A resolução Full HD (1920x1080p) na tela de 27 polegadas (68,58 cm) ainda oferece boa definição e nitidez.

No quesito qualidade de cores, o painel VA não decepciona, reproduzindo até 99% da gama sRGB com calibração de cores adequada.

Ao sair da caixa as cores já estão bem calibradas (72% NTSC 1976), mas profissionais de imagem podem querer maior fidelidade através de calibração manual.

O nível de contraste de 3000:1 proporciona pretos realmente pretos e a escala de cinza com bom detalhamento.

Seu brilho de 300cd/m² é suficiente para evitar que reflexos de janelas e ambientes bem iluminados te distraiam.

Conta com tecnologias que aumentam o conforto ocular ao utilizar o monitor por longas horas, principalmente a trabalho ou durante jogatinas.

O painel é Flicker Free, anticintilação e tem modo Eye Saver, que reduz a emissão de luz azul.

Ergonomicamente oferece apenas ajuste de inclinação, mas é compatível com suportes de parede com VESA 75×75. Conta com 2 entradas HDMI 2.0, 1 DisplayPort 1.2 e entrada para fones de ouvido 3.5 mm.

Recomendamos o monitor curvo Samsung LC27RG50FQLXZD se quer o máximo de desempenho do painel para jogos competitivos.

Além de bom para jogar, é versátil e tem qualidade de imagem, nitidez e ângulos de visão que agradam em qualquer uso.

Prós:

  • Desempenho do painel
  • Ótima qualidade de cores e nitidez
  • Design e construção de qualidade
  • Tecnologias para conforto ocular
  • Compatível com G-Sync
  • Ângulos de visão
  • Acompanha cabo DisplayPort

Contras:

  • Sem AMD FreeSync
  • Ergonomia ruim (base não é ajustável)
  • Disponibilidade
  • Sem alto-falantes

6. GameMax GMX32CEWQ 32 – Monitor Curvo Gamer WQHD Mais em Conta

GameMax GMX32CEWQ
O GameMax GMX32CEWQ se sobressai por entregar qualidade e desempenho por um preço mais em conta.

O monitor curvo GameMax GMX32CEWQ é ideal para você que quer desempenho, tela grande e seja mais em conta.

Esse monitor de fabricação nacional tem tela de 31.5” com resolução WQHD (2560×1440) e proporção de imagem Ultrawide 21:9.

Essa resolução é conhecida por Full HD 2.5K, ideal para computadores intermediários que não tem placas de vídeo de última geração.

Com isso, você terá mais detalhes, nitidez e maior campo de visão proporcionados por essa proporção de imagem.

Onde esse monitor se sobressai (além do custo-benefício) é no desempenho, oferecendo taxa de atualização de 144Hz com 1ms de tempo de resposta (Overdrive), baixo input lag, tela de 31.5” curva (1800R), alto-falantes embutidos e mais.

O contraste típico desse painel VA é 3000:1, deixando os pretos profundos e com bom nível de detalhes em cenas e ambientes escuros.

O brilho de 280cd/m2 e a camada antirreflexo são suficientes para combater reflexos de janelas e ambientes bem iluminados, mas não para HDR.

Conta com tecnologia Flicker Free e redução de luz azul, excelente para quem passa muito tempo jogando ou trabalhando no computador. Para gamers tem AMD FreeSync e compatibilidade com Adaptive Sync (G-Sync) via DisplayPort.

A ergonomia não é boa, oferecendo apenas ajuste de inclinação, mas é compatível com suportes via VESA 100×100.

A qualidade de imagem e fidelidade de cores surpreendem, reproduzindo mais de 1 bilhão de cores (85% da gama de cores NTSC e 125% sRGB). Mas tirando da caixa pode ser que você precise calibrar conforme para ter cores mais vibrantes.

Os ângulos de visão 178º/178º são excelentes, não alterando as cores independentemente da direção do observador.

Tem conexões que o torna compatível com a maioria dos computadores atuais e antigos. 1 x HDMI 2.0 (suporte a HDCP 2.2), 1 x DVI, 1x DisplayPort 1.2, além de ter alto-falante embutido (2 x 3W), que embora não seja potente, é um diferencial.

Dessa forma, o monitor gamer curvo GameMax de 32” é bom se você não quer gastar muito em uma tela grande com boa qualidade de imagem, resolução ultrawide, taxa de atualização 144Hz, tempo de resposta decente.

Recomendamos esse monitor não apenas para gamers, mas uso para estudos, lazer e trabalho, principalmente por conta da proporção ultrawide, que oferece mais espaço para usar planilhas e documentos um do lado do outro.

Prós:

  • Excelente custo-benefício
  • Qualidade de cores e imagem
  • Desempenho do painel em jogos
  • Tela grande, bordas finas e curvatura 1800R trazem ótima imersão
  • Várias opções de entrada
  • Alto-falante estéreo embutido

Contras:

  • Qualidade do som dos alto-falantes ruim
  • Menu OSD básico e sem muitas opções
  • Inverse ghosting com Overdrive ativo em alguns jogos
  • Ergonomia ruim

7. HQ HQ271M165HC 27 – Monitor Curvo Gamer com Melhor Custo-Benefício

HQ HQ271M165HC
O monitor gamer curvo HQ HQ271M165HC é um dos mais vendidos pelo seu ótimo custo benefício.

O monitor HQ HQ271M165HC de 27” é uma opção se busca um monitor gamer curvo de 27 polegadas com melhor custo-benefício.

Ele tem taxa de atualização de até 165Hz via DisplayPort, 1ms de tempo de resposta, baixo input lag e leve curvatura de 3000R.

Apesar de não ser conhecida, a HQ produz monitores de boa qualidade, com configurações semelhantes a marcas conhecidas como Samsung, Acer e AOC.

Por exemplo, qualidade de construção, painéis, recursos como AMD FreeSync e garantia nacional.

Por utilizar painel VA, tem excelente nível de contraste (3000:1) com pretos profundos e detalhamento na escala de cinza.

O brilho de 300cd/m2 é suficiente para deixar as cores vibrantes e evitar que reflexos de ambientes iluminados ou janelas atrapalhem.

A taxa de atualização desse monitor via HDMI é 144Hz, apenas atinge 165Hz com Overclock (OC) ao usar cabo DisplayPort.

Porém, 144Hz é suficiente para a maioria dos players, e ao ativar o Overclock poderá ter problemas com inverse ghosting.

A qualidade de cores e nitidez no monitor HQ são excelentes, principalmente considerando tudo que ele entrega pelo preço.

Inclusive, há poucos relatos de problemas com deadpixels, mas isso é loteria e pode acontecer com qualquer um.

Outro ponto que impressiona nesse modelo é a construção, que ao vivo é melhor que nas fotos. Atrás as luzes RGB darão um charme a mais para seu setup gamer. Sua base em V é boa, mas não tem ajustes de altura.

É compatível com a maioria dos computadores, consoles e notebooks (inclusive Macbook) por ter entrada HDMI 1.4 e DisplayPort 1.2. Além de entrada 3.5 mm para fones de ouvido.

Recomendamos o HQ HQ271M165HC se está em busca de um monitor curvo de 27” com custo-benefício melhor.

Além de exceder às expectativas em jogos, ele é bom para uso diário para estudos, trabalho, assistir filmes e séries, etc.

Prós:

  • Custo-benefício
  • Qualidade de imagem e construção
  • AMD FreeSync
  • Desempenho do painel em jogos
  • Luzes RGB
  • Garantia nacional
  • Acompanha cabo DisplayPort

Contras:

  • Não é Ultrawide (16:9)
  • Disponibilidade
  • Ghosting em jogos FPS com OC ativo

8. Asus TUF Gaming VG32VQ 32 – Monitor Curvo com HDR10

Asus TUF Gaming VG32VQ
Asus TUF Gaming VG32VQ é excelente para gamers que não dispensam desempenho e qualidade.

O monitor curvo ASUS TUF Gaming VG32VQ tem tela curva (1800R) de 32”, painel VA com resolução WQHD (2560x1440p), proporção ultrawide (21:9) e taxa de atualização de 144Hz via DisplayPort.

É o monitor perfeito para jogos por oferecer diversas tecnologias que melhoram a fluidez e desempenho do painel.

É compatível com AMD FreeSync Premium e Adaptive Sync (NVIDIA) para eliminar cortes na tela e travamentos (stuttering).

Visando desempenho e redução de fantasmas e distorções em cenas rápidas de ação (FPS, corrida, etc.) a tecnologia Extreme Low Motion Blur (ELMB) ao ser ativada reduz o tempo de resposta para 1ms MPRT, essencial para jogadores sensíveis a Motion Blur.

Há tecnologias para melhor conforto ocular como Flicker Free que evita cintilação (causa irritação nos olhos, dores de cabeça e fadiga), além de modo para reduzir a emissão de luz azul (Low Blue Light), prejudicial ao ciclo natural do sono.

A qualidade de imagem é excelente com a calibração de fábrica, mas há espaço para ajustar e atingir maior fidelidade de cores, principalmente se trabalhar com edição de vídeo e imagens.

É um monitor que reproduz 72.3% da gama de cores Adobe RGB, suficiente para a maioria dos usuários.

Além disso, é compatível com HDR10 (High Dynamic Range) com picos de brilho de até 400cd/m², aumentando o alcance dinâmico de cores em conteúdos compatíveis com HDR10.

O contraste de 3000:1 típico ou dinâmico de 1M:1 com ASUS Smart Contrast Ratio (ASCR) ativo é suficiente para exibir pretos profundos e ótimo detalhamento em sombras (escala de cinza).

Ergonomicamente oferece base ajustável (altura, rotação, inclinação) e compatibilidade para suporte de parede (VESA 100×100). Sua base é compacta e não ocupa muito espaço, além de ser firme.

É compatível com a maioria dos computadores, consoles e notebooks, por oferecer entradas 2 HDMI 2.0, 1 x DisplayPort 1.2 e entrada para fone de ouvido de 3.5 mm.

Além disso, tem alto-falantes estéreo integrados com 2W de potência cada.

Recomendamos o monitor curvo ASUS TUF Gaming VG32VQ se você quer uma tela curva de 32” com excelente desempenho para jogos competitivos.

Apresenta excelente qualidade de imagem com HDR10, nitidez e ergonomia.

Além de ser bom para jogos, é adequado para todos os usos devido ao painel VA de qualidade com ampla gama de cores, curvatura 1800R imersiva e sem ocupar tanto espaço, mesmo sendo um monitor curvo de 32”.

Prós:

  • Compatível com HDR10
  • Nível de contraste excelente
  • Construção e ergonomia
  • Qualidade de imagem
  • Desempenho do painel em jogos
  • Fidelidade de cores após calibragem

Contras:

  • Preço elevado
  • Ângulos de visão
  • Efeito estroboscópico durante quadros baixos (40FPS)
  • Uniformidade de preto ruim
  • Disponibilidade

9. Dell S3422DWG 34 – Monitor Curvo para Produtividade

Monitor Curvo Dell S3422DWG
O Dell S3422DWG é uma ótima escolha visando produtividade e qualidade de imagem.

O Dell S3422DWG é um monitor curvo Ultrawide com resolução WQHD (3440×1440) e proporção de imagem 21:9. Sua tela curva (1800R) de 32” usa painel com tecnologia VA apresentando ângulos de visão perfeitos (178º/178º) para jogar e trabalhar.

Com taxa de atualização de 144Hz usando cabo DisplayPort, baixo input lag e tempo de resposta de 1ms (MPRT), não há do que reclamar de seu desempenho.

Jogos ficam fluídos, sem rastros fantasmas ou lag, graças a compatibilidade com AMD FreeSync Premium Pro e Adaptive Sync (NVIDIA).

Não é apenas em jogos que ele se destaca, com excelente qualidade de imagem e nitidez, esse monitor é excelente para uso geral e trabalho com vídeo e imagem.

Tem suporte a 16.7M de cores e reproduz 99% da gama sRGB, 90% DCI-P3 já na calibração de fábrica.

Apresenta contraste típico de 3000:1, com pretos profundos e ótimo detalhamento na escala de cinza.

Outro diferencial é a certificação VESA DisplayHDR400, com brilho de 400cd/m², suficiente para aumentar o alcance dinâmico de cores em séries, filmes e jogos compatíveis com HDR.

Além disso, conta com revestimento antirreflexo, que aliado a taxa de brilho elevada, evita que reflexos de ambientes iluminados ou janelas atrapalhem a visualização das informações na tela.

Outras tecnologias que o favorecem como monitor curvo para produtividade são as tecnologias anticintilação (Flicker Free) e ComfortView que reduz a luz azul, reduzindo a fadiga ocular causada por longos períodos em frente uma tela.

Ergonomicamente o monitor oferece base ajustável de altura e inclinação, compatível com o padrão de montagem VESA (100×100 mm) para suportes de parede ou mesa.

Oferece 2 entradas HDMI, 1x DisplayPort 1.4, HUB USB 3.2 e saída de áudio 3.5 mm para fones.

Recomendamos o monitor curvo Dell S3422DWG se você tem o orçamento para gastar em um monitor versátil, com construção e materiais premium e garantia de 3 anos.

Ele é bom para praticamente todos os usos, desde jogos competitivos a visualização de planilhas e filmes.

Prós:

  • Qualidade e materiais premium
  • Excelente qualidade de imagem
  • Certificação VESA DisplayHDR400
  • Desempenho do painel em jogos rápidos
  • Ergonomia e conforto para usar por várias horas
  • Hub com portas USB 3.2
  • Baixíssimo input lag e tempo de resposta
  • Pretos profundos e brilho elevado
  • Resolução 34% mais ampla que QHD
  • 3 anos de garantia

Contras:

  • Preço elevado
  • Ocupa bastante espaço na mesa
  • Disponibilidade

Como escolher um monitor curvo?

como escolher um monitor curvo
O que ter em mente na hora de escolher seu monitor curvo?

Veja agora o que olhar na hora de escolher um monitor curvo. Estas são as principais características encontradas nas fichas técnicas, assim você entenderá o que cada coisa significa e fará a melhor escolha.

Tamanho da tela:

O tamanho da tela de um monitor curvo é preferência pessoal, visto que depende do orçamento e espaço disponível.

Geralmente monitores curvos de 24” e Full HD são os mais acessíveis, enquanto há modelos de 27 e até 34 polegadas (ca. 86 cm).

Lembre-se que conforme o tamanho da tela do monitor aumenta, o preço também. Nossa sugestão é que caso opte por monitores acima de 32”, escolha com resolução acima de Full HD.

A densidade de pixels por polegada vai diminuindo conforme a tela aumenta, assim poderá notar pixelação em texto e imagens. Essa falta de nitidez pode incomodar se sentar próximo do monitor.

Resolução:

A resolução do monitor curvo é importante se você quer qualidade de imagem e nitidez.

Até 27 polegadas (ca. 69 cm) a resolução Full HD (1920x1080p) é suficiente, principalmente se usar a proporção Ultrawide (2560x1080p).

No entanto, à medida que você opta por monitores maiores, você deve procurar resoluções maiores.

Atualmente não há monitores curvos 4K Ultra HD ou 8K Full Ultra HD disponíveis no Brasil, isso pode mudar no futuro e iremos atualizar esse guia.

Porém, a maior resolução disponível em monitores curvos no Brasil é a Quad HD (QHD) 3440×1440, 2x maior que a resolução Full HD e 4x maior que a resolução HD (1366x720p).

Essa é a resolução que recomendamos caso opte por monitores curvos acima de 32”. Visto que qualquer outra resolução comprometerá a qualidade e definição das imagens.

Curvatura da tela:

curvatura da tela
Diferenças entre as curvas da tela.

O raio de curvatura dos monitores é identificado em (R) e medidos em milímetros.

Há 3 medidas comuns, 1800R, 3000R e 4000R, quanto menor o número maior a curvatura. Nesse exemplo, monitor com 1800R é mais curvo que o de 4000R.

Dessa forma, se você quer a maior imersão possível opte por monitores curvos por volta de 1800R.

Enquanto monitores com curvaturas de 4000R são recomendados caso queira tela maior (acima de 32”), assim terá o mesmo efeito de imersão apesar de uma curva mais sutil.

Taxa de atualização da tela:

A taxa de atualização da tela (refresh rate) é o número de vezes por segundo que o quadro é atualizado por segundo, medido em Hertz (Hz).

Essa especificação é mais importante para gamers, deixando os movimentos mais fluídos e evitando ghosting.

Atualmente há diversos monitores curvos de 144Hz, 165Hz e até 240Hz, mas estes são mais caros que os com atualização de 60Hz ou 75Hz.

Se você não joga competitivamente, ou é um jogador mais casual, pode optar por 75Hz ou 144Hz.

Se deseja economizar ao máximo, um monitor curvo de 60Hz é bom, mas não dará a mesma sensação de suavidade de uma tela com taxa de atualização mais rápida.

É bom lembrar que para aproveitar ao máximo taxas de atualização elevadas, seu hardware deverá acompanhar.

Resumindo, se você for gamer ou quer conforto visual, vale a pena gastar um pouco mais em um monitor curvo com 144Hz ou 165Hz de taxa de atualização.

Tecnologia do painel:

tecnologias de painel
Veja como cada tecnologia de painel afeta sua experiência com o monitor.

A tecnologia da tela é responsável pela qualidade de cores, ângulos de visão e desempenho geral do monitor.

Há atualmente 4 tecnologias nos displays, mas apenas 3 são mais comuns em monitores; IPS (In-Plane Switching), TN (Twisted Nematic) e VA (Vertical Aligned).

  • IPS: tem a melhor qualidade e fidelidade de cores, excelentes ângulos de visão, brilho e cores mais vivas. Porém, tem contraste ruim com pretos acinzentados e pode apresentar IPS Glow.
  • TN: tem o melhor desempenho com baixo input lag, altas taxas de atualização, bom nível de brilho e contraste, menos problemas com ghosting. Porém, tem cores lavadas e ângulos de visão ruins comparado ao IPS e VA.
  • VA: é o meio-termo entre IPS e TN, apresenta bons ângulos de visão, cores fidedignas, tem o melhor contraste com pretos profundos, brilho alto, mas tende a sofrer com ghosting e vazamentos de luz.

Como pode ver, todas as tecnologias de painel têm seus pontos positivos e negativos.

Você deverá escolher o que é mais importante para você, se quer cores vibrantes com alta fidelidade de reprodução da gama sRGB, opte por IPS ou VA.

Todavia, se seu foco for gaming competitivo ou custo-benefício, um painel TN terá excelente desempenho em jogos, mas sacrificando a reprodução de cores e ângulos de visão.

Qualidade de cores (Brilho e Contraste):

Cores precisas e que reproduzem a gama de cores sRGB, Adobe RGB ou DCI-P3 são essenciais se você trabalha com edição de fotos, imagens e vídeo em geral.

Ninguém gosta de um monitor com cores sem graça. Muitos monitores vêm com cores calibradas de fábrica a modo que reproduzem ao menos 99% da gama sRGB.

Caso não venha calibrado, procure pelo perfil de cores .ICC do modelo de seu monitor, ou contrate um especialista para ajustar adequadamente.

O que você pode fazer é observar nas especificações/ficha técnica do seu próximo monitor e atentar aos valores de brilho e contraste.

Recomendamos no mínimo 250cd/m² (nits) de brilho e contraste de 1000:1 (quanto maior, melhor).

Brilho é importante se você trabalha em áreas com muita luz ambiente, ou sofre com reflexos de janelas. Além disso, o HDR utiliza o brilho para exibir uma maior alcance dinâmico de cores, então quanto maior, melhor.

Já o contraste do monitor ajuda na definição e nitidez das imagens, contribuindo para imagens com mais detalhes.

Se detalhes em cenas escuras, escala de cinza ou trabalha em lugares escuros, um painel VA ou OLED pode ser melhor.

Design e ergonomia:

Um monitor curvo é bonito por natureza, então vale a pena observar a construção e qualidade de materiais.

Além disso, a ergonomia é essencial se você quer um monitor para trabalhar, já que pode evitar problemas futuros.

Observe se o monitor que deseja comprar tem ajuste de altura, inclinação, rotação e pivô. Caso não tenha, atente se oferece suporte para monitores, seja de mesa ou parede. A mais comum é a furação VESA.

Assim, você poderá ajustar a altura, inclinação e direção do monitor que ficar melhor para você jogar ou trabalhar com conforto. Evitando assim dores no pescoço, ombros e nas costas, vista cansada e outros problemas.

Funcionalidades extras:

Confira se o monitor desejado é compatível com AMD FreeSync e NVIDIA G-Sync (Adaptive Sync), responsáveis pela taxa de atualização variável que evita cortes na tela e travamentos em jogos.

Tecnologias para conforto visual são bem-vindos, como modo de leitura, redução na emissão de luz azul, Flicker-Free (antioscilação).

Estas tecnologias evitam a fadiga ocular, vista cansada e outros problemas modernos causados por telas.

Tecnologias que melhoram a qualidade de cores, como HDR, contraste dinâmico, revestimento antirreflexivo, etc.

Conectividade e compatibilidade com seu equipamento, as entradas mais comuns e desejáveis que o monitor tenha são HDMI, DisplayPort e VGA (ou D-SUB).

Bônus se tiver entradas USB e USB-C, Thunderbolt, P2 para headsets ou 3.5mm para fones de ouvido.

Embora sejam raros, há monitores curvos com alto-falantes que podem dispensar as caixas de som. Mesmo não tendo a mesma qualidade sonora, deixa a escrivaninha menos poluída.

Quais as vantagens e desvantagens de um monitor curvo?

monitor curvo vantagens imagem da ASUS
O principal benefício do monitor curvo vs tela reta é o campo de visão estendido.

Entender as vantagens e desvantagens de um monitor curvo é essencial para decidir se vale a pena pagar a diferença ante um monitor normal plano.

Primeiramente, vemos o mundo de forma tridimensional, com profundidade, altura e largura.

Monitores curvos aproveitam disso para preencher nossa visão periférica para termos uma sensação de profundidade maior, aumentando a imersão.

Além disso, causa menos tensão aos olhos por envolver nosso campo de visão, evitando que fiquemos olhando de um lado para o outro do monitor.

Em nossa opinião essa é a principal vantagem do monitor curvo comparado ao monitor plano (flat).

A principal desvantagem dos monitores curvos é o preço, principalmente se quer uma tela ou resolução maior.

Outra desvantagem é que monitores curvos geralmente tem painéis VA, que sofrem mais com ghosting por ter tempo de resposta maiores.

Monitores curvos foram projetados para você consumir conteúdo em uma posição que fique centralizada ao monitor.

Dependendo do tamanho do monitor, poderá parecer que linhas não estão retas, principalmente em softwares CAD.

Benefícios do monitor curvo:

  • Imersão: a curvatura expande o campo de visão, dando mais profundidade às imagens e gerando experiência de visão imersiva.
  • Conforto ocular: alguns usuários dizem que o desenho curvo dos monitores é mais suave aos olhos, principalmente para uso prolongado.
  • Design e estética: monitores curvos tem aparência mais moderna, servindo também como objeto de decoração de ambientes.
  • Melhora a visibilidade: o formato evita reflexos de objetos próximos ou do próprio monitor.

Para quem vale a pena um monitor curvo?

Gamer utilizando 3 monitores curvos para jogar FPS
Vale a pena você escolher um monitor curvo?

Gamers são os que mais se beneficiam de um monitor curvo, visto que a imersão gerada pelos gráficos tridimensionais aliada a curvatura enche os olhos.

Principalmente em jogos de tiro (FPS), corridas, MOBA (League of Legends) e MMORPG.

Isso não quer dizer que não valha a pena para programadores, editores de vídeo, designers, arquitetos e animadores, day traders, escritores etc.

Todos podem se beneficiar da imersão das telas curvas, desde que seja algo que você queira experienciar.

Para consumo de conteúdo como filmes, séries é uma boa escolha, principalmente se for sentar próximo do monitor.

Todavia, os ângulos de visão ficam comprometidos ao se afastar da tela, perdendo a sensação de imersão quanto mais longe estiver do monitor.

Sendo assim, vale a pena um monitor curvo se você irá ficar no raio de ação da curvatura, aproveitando de toda imersão causada por ela.

É mais recomendado para quem busca imersão sem distrações, por isso gamers compram monitores curvos para terem a sensação de que estão no jogo, o mesmo para profissionais e editores de fotos e vídeos.

Monitor curvo é bom para trabalhar?

homem usando um monitor curvo para trabalhar
Quais são os motivos para escolher um monitor curvo para trabalhar?

Monitores curvos não são tão diferentes a ponto de torná-los bom para trabalhar.

A menos que prefira a imersão proporcionada pela curvatura da tela, não há motivos lógicos para escolher um monitor curvo só para trabalho.

Há outras coisas mais importantes que você deve considerar se o objetivo é se tornar mais produtivo.

Como muitos monitores curvos são Ultrawide, podem oferecer benefícios e melhorar a produtividade por ter mais espaço na tela.

Todavia, há monitores Ultrawide com a mesma proporção de tela 21:9 e mais baratos, de modo que essa vantagem cai por terra.

Outro ponto a considerar é sobre os reflexos, devido à curvatura da tela os reflexos podem ser mais distrativos.

Se você trabalha em local muito iluminado ou com janelas em frente a tela do monitor, isso pode se tornar um problema.

Recomendamos nesse caso que considere o local e os motivos que desejam um monitor curvo.

Caso seja preferência pessoal, não se incomode com os contras e a diferença de preço não faça diferença, pode valer a pena usar um monitor curvo para trabalho, desde que Ultrawide.

Monitor curvo Ultrawide ou widescreen?

monitor curvo ultrawide ou widescreen
Monitor curvo Ultrawide ou widescreen?

Monitores curvos Ultrawide são excelentes se você quer maior imersão em jogos ou aumentar a produtividade no trabalho.

Comparado a proporção de imagem widescreen de 16:9, a ultrawide 21:9 oferece 30% mais espaço na tela. Há ainda a tela super ultrawide de 32:9 usada em monitores curvos de 49” como o Samsung Odyssey.

A proporção ultrawide é ideal para mostrar mais detalhes de planilhas, trabalhar com muitos documentos em simultâneo (lado a lado), mais espaço para timeline de editores de vídeo e imagem, som e mixagem.

Em jogos aumenta o field of view (FOV), com o campo de visão aumentado você poderá ver inimigos surgir no canto da tela antes que você apareça nos monitores deles (caso usem monitores widescreen).

A vantagem dos monitores curvos widescreen é que são baratos, além de usar menos espaço e poder de processamento em jogos.

Dessa forma, não precisará de um hardware potente para processar a resolução 30% maior da Ultrawide.

Dessa forma, escolher entre um monitor curvo ultrawide ou widescreen depende do seu orçamento, necessidades e hardware. Geralmente vale a pena optar por um monitor curvo ultrawide se pode tê-lo.

Monitor curvo 4k vale a pena?

monitor curvo 4k
Vale a pena comprar um monitor curvo 4K?

Monitores curvos 4k Ultra HD pode valer a pena se você tiver um computador potente ou notebook compatível com a resolução.

Assim, você estará preparado para quaisquer upgrades futuros, visto que a resolução 8K ainda vai demorar a se popularizar.

Um monitor curvo 4K para jogos pode não valer a pena para a maioria dos gamers.

Afinal, requere um hardware extremamente potente, e a menos que você seja entusiasta e tenha gastado dezenas de milhares de reais no seu computador, pode não ser o caso.

Apesar de ter mais espaço na área de trabalho, você terá que ajustar a escala da tela em 150% no mínimo para não forçar a visão ao ler textos.

Sendo assim, recomendamos que pense se realmente precisa de um monitor curvo 4K. Caso queira, confira os melhores monitores 4K.

Geralmente um Ultrawide e/ou QHD é bom o suficiente para aumentar sua produtividade no trabalho e aumentar a imersão em jogos.

Qual é melhor, monitor curvo ou plano?

Escolher entre um monitor curvo ou plano é preferência pessoal, não há consenso que um seja melhor que o outro em tudo.

Monitores planos estão no mercado há mais tempo, resultando em mais opções e marcas a escolher.

Com isso há diversidade de taxa de atualização, painéis, resolução, proporção de imagem, tamanhos e principalmente preços melhores.

Já monitores curvos são mais recentes e há menos opções de escolha. Por isso, tendem a ser mais caros e com menos opções para você encontrar o ideal que cabe no seu orçamento.

Seu principal atrativo é preencher a visão periférica e causar menos desconforto aos olhos.

Monitor curvo ou plano para jogar?

Monitores curvos são bons para gamers, principalmente com resolução Ultrawide. Porém, a curvatura da tela não é a única coisa a se considerar ao comprar um monitor gamer.

Especificações técnicas como taxa de atualização (VRR), input lag e tempo de resposta são mais importantes que o raio de curva do monitor.

Dado que tanto o monitor plano quanto o curvo tenham a mesma configuração, então pode valer a pena optar pelo monitor curvo para ter maior imersão.

Afinal, monitores curvos são bons?

monitor curvo é bom
Monitor curvo é bom? – Na foto: Dell S3422DWG

Monitores curvos são bons para gamers e profissionais que buscam uma imersão sem maiores distrações. Há algumas vantagens sobre o monitor plano, dependendo de preferência pessoal se vale a pena comprar ou não.

Contando que você tenha certeza de que um monitor curvo ultrawide irá satisfazer suas necessidades profissionais ou em jogos, pode valer a pena pela experiência imersiva. Porém, essa é sua única vantagem.

Afinal, se tudo que você precisa é mais espaço para trabalhar, há monitores ultrawide sem serem curvos que são monitores bons, baratos e versáteis.

Esperamos que esse guia de compra com os melhores monitores curvos tenham te ajudado a decidir.

Como pode ver a tecnologia tem prós e contras, cabendo a você escolher qual comprar de acordo com suas preferências pessoais.

Não deixe de conferir nossos links com ofertas exclusivas, além de economizar na compra, você ajuda nosso site a trazer mais avaliações, dicas e guias de compra de monitores para computadores e consoles.

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Curved_screen
https://www.nytimes.com/video/technology/personaltech/100000002788325/curved-screens-worth-it.html
https://arstechnica.com/gadgets/2014/01/whats-the-deal-with-curved-tvs/
https://www.rtings.com/
https://pid.samsungdisplay.com/en/learning-center/white-papers/deep-dive-into-curved-displays