Melhores TVs e Monitores para PlayStation 5 e Xbox One Series X

Quer uma TV ou monitor gamer para jogar PS5 ou Xbox One Series X? Veja agora quais são os televisores e monitores com tecnologia HDMI 2.1 120Hz e VRR para ter a melhor jogatina de sua vida.

A nova geração de consoles trouxeram várias inovações. Porém, para aproveitar toda a potência oferecida por esses novos consoles, você precisará de uma TV ou monitor com HDMI 2.1.

De preferência compatível com VRR (Variable Refresh Rate), 120Hz, G-Sync e FreeSync para acabar com travamentos e cortes na tela.

Até o momento não há muitas opções disponíveis à venda no Brasil (até mesmo lá fora). Mas encontramos algumas opções com baixo input lag, excelente desempenho e com ao menos uma entrada HDMI 2.1 e compatibilidade com VRR (G-Sync ou FreeSync Pro).

É bom lembrar que por ser uma nova tecnologia, os preços desses televisores e monitores são relativamente elevados.

É esperado que em 2021 haja novos lançamentos de TVs e monitores, e com isso o preço fique mais acessível ao longo do tempo (ou não).

Outra nota importante é sobre a questão dos novos consoles dificilmente conseguirem atingir e manter 120 FPS em resolução UltraHD 4k. O que levanta dúvidas sobre a necessidade de trocar seu monitor gamer por um novo mais caro.

De qualquer forma, esses são os melhores televisores 4k com entrada HDMI 2.1 para PlayStation 5 e Xbox One Series X disponíveis em 2021. A classificação está do mais caro para o mais acessível.

1. LG CX OLED

LG CX 55
LG Oled CX é o sonho de consumo dos gamers da nova geração. Tem tudo que você precisa, com um custo nada acessível para muitos.

A melhor TV para PS5 e Xbox One Series X é sem dúvidas a LG CX com painel OLED. Apesar da chance de burn-in, ela é inegavelmente a mais preparada para a nova geração de consoles.

Oferece 4 portas HDMI 2.1 com suporte a 4k à 120Hz, VRR, HDR e input lag baixíssimo (comparável a monitores). O resultado disso é uma jogatina fluída, com tempo de resposta quase imediato ao apertar os botões do controle e imagens nítidas e contraste infinito.

Sua tela tem ampla gama de cores e ângulos de visão, pecando apenas no nível de brilho quando usada em salas com muito reflexo. Porém, em quartos e ambientes escuros não há vazamento de luz e oferece qualidade de imagem excepcional.

Infelizmente o preço elevado e a chance de burn-in permanente tiram o atrativo para muitos. Como jogos tem HUDs e outros elementos estáticos, jogar diariamente o mesmo jogo por várias horas inevitavelmente causarão manchas na tela.

Todavia, se você utilizará a TV OLED para conteúdos variados (séries, filmes, etc.), pode ser que não tenha problemas tão cedo. As novas TV OLED vêm com tecnologias que atualizam os pixel para evitar que o problema surja tão rápido.

Se você quer a melhor TV para jogos atualmente, tanto em desempenho quanto qualidade de imagem, não há como errar escolhendo a LG OLED CX. Desde que tome os devidos cuidados para evitar o burn-in.

  • Painel OLED (WRGB)
  • Tamanhos disponíveis 55” 65” 77”
  • Resolução 3840×2160 (4k 120Hz)
  • 4 x HDMI 2.1
  • Input lag 4k @ 120hz: 6.7ms / com VRR ativo: 13.9ms (HDMI 2.1)
  • Compatível com VRR

2. Samsung Q80T QLED

Samsung Q80T
A Samsung Q80T é boa para quem quer ótima qualidade de imagem, sem risco de burn-in.

Se o problema de burn-in te preocupa, há a opção de comprar uma Samsung QLED, a Q80T. Com preço um pouco mais acessível que a LG CX, é atualmente a melhor TV 4k 120Hz com HDMI 2.1 e VRR que podemos comprar no Brasil.

Apresenta ótimos ângulos de visão e gama de cores similares a encontrada na LG CX. Porém, mesmo com o FALD (Full Array Local Dimming), não apresenta pretos infinitos e contraste de uma OLED.

Em contrapartida, ela ganha da OLED no brilho máximo e camada antirreflexo, ideal para ambientes bem iluminados.

Tem como principal vantagem a impossibilidade de burn-in. O que dá a você paz de espírito para jogar por várias horas seguidas o mesmo game sem preocupações.

Oferecem 10 anos de garantia contra burn-in, mas em nossa opinião é puro marketing (visto que só painéis orgânicos como OLED tem esse problema).

A taxa de atualização de 120Hz em 4k mais input lag baixo de 9.4ms, fazem dessa TV praticamente um monitor gamer. Tendo suporte tanto ao G-Sync da Nvidia quanto o FreeSync da AMD por ter suporte a VRR.

Infelizmente conta com apenas 1 entrada HDMI 2.1 e ainda há casos de inverse ghosting no modelo. Em jogos rápidos como FPS é possível notar rastros escuros em linhas claras.

Foi lançada uma atualização com intuito de corrigir o problema, amenizou bastante, mas ainda existe. Porém, tem que procurar e olhos muito treinados para notar.

Se isso te incomoda, a saída seria comprar a Q90T, o modelo topo de linha da linha QLED. Onde há o melhor em tecnologias para jogos, consumo de mídia, brilho em HDR elevado e qualidade de imagem. Todavia, é caríssima, custando R$ 9999 no tamanho de 55”.

Mesmo com seus pequenos problemas, a TV da Samsung QLED Q80T apresenta o melhor custo-benefício entre as TVs top de linha. Pois, já está preparada para só ligar seu PS5 ou Xbox One Series X e começar a jogar.

  • Painel LED (VA) com Ultra Viewing Angle
  • Tamanhos disponíveis 55” 65” 75” 85”
  • Resolução 3840×2160 (4k 120Hz)
  • 1 x HDMI 2.1
  • Input lag 4k @ 120hz: 5.8ms / com VRR ativo: 7.1ms (HDMI 2.1)
  • Compatível com VRR

3. Sony X905H Bravia

Sony XBR X905H
A XBR X905H apresenta excelente fidelidade e qualidade de cores, tem AndroidTV como sistema e será atualizada para contar com VRR.

A Sony anunciou a saída do Brasil, o que é relativamente trágico em um país onde já há poucas marcas de TV e monitores. De qualquer forma, ainda é possível encontrar em estoque XBR-X905H, o modelo 2020 da linha Bravia.

Embora não venha com VRR ativo de fábrica, a Sony prometeu uma atualização que a tornaria a melhor TV para PlayStation 5. O que faz sentido, visto que eles criaram o console, então teriam vantagens ante as concorrentes.

Assim como a Q80T, o modelo utiliza um painel LED com subtipo VA, que oferece FALD (Full Array Local Dimming) com várias zonas para um preto mais profundo. No quesito contraste são equivalentes, perdendo para as OLED, mas com a vantagem de não ter burn-in.

A gama de cores e ângulos de visão proporcionado pela TV Sony Bravia X905H é das melhores. Enquanto a Samsung tende a deixar as cores mais saturadas por conta dos pontos quânticos no painel (QLED), as cores na Bravia são mais próximas do real.

O desempenho do painel é satisfatório, oferecendo baixo input lag na resolução 4k @ 120hz com 2 entradas HDMI 2.1 disponível. Aqui ela leva a vantagem ante a Q80T, que conta com apenas 1 entrada HDMI 2.1.

Devido à tecnologia de processamento de imagem do processador X1, a X905H não sofre com problemas de inverse ghosting da Q80T. Apresentando ótimo tempo de resposta até em jogos rápidos de FPS e corrida.

Infelizmente para nós brasileiros, a única versão vendida no país é a de 65” com X-tended Dynamic Range, que embora tenha melhores ângulos de visão que a de 55”, é mais cara.

Além disso, não há previsão sobre se continuarão vendendo o modelo uma vez que o estoque de fabricação nacional esgote. Se não fosse esse problema, colocaríamos acima da Q80T.

Sendo assim, a Samsung Q80T continua sendo uma melhor opção devido à falta de suporte a VRR, incerteza quanto disponibilidade da X905H (XH90 nos EUA e Europa).

  • Painel LED (VA) com X-tended Dynamic Range
  • Tamanhos disponíveis 65” 75”
  • Resolução 3840×2160 (4k 120Hz)
  • 2 x HDMI 2.1
  • Input lag 4k @ 120hz: 6.7ms / com VRR ativo: N/D (HDMI 2.1)
  • Até o momento, incompatível com VRR (atualização futura anunciada)

4. Acer XV282K

acer XV282K
Acer XV282K é um dos primeiros monitores a contar com entrada HDMI 2.1 e 120Hz. Porém, não está à venda ainda no mercado brasileiro.

A Acer anunciou em 2020 o XV282K KV, o primeiro monitor da linha Nitro XV2 com entrada HDMI 2.1. Embora seja feito para gamers de PC, é uma ótima opção para jogar a 120hz nos novos consoles.

Como é de se esperar de monitor, apresenta baixíssimo input lag e tempo de resposta, com taxa de atualização de até 144hz. Além disso, tem suporte a VRR como Adaptive Sync da Nvidia e AMD FreeSync.

O painel utilizado é IPS e fabricado pela Innolux (modelo M280DCA AAS). É um display de qualidade, oferecendo cores vibrantes (98% DCI-P3), HDR600, mas como a maioria dos painéis IPS, peca no contraste (1000:1).

Além dessas características técnicas, o monitor ainda tem alto-falantes de 2W e base com altura ajustável, 4 entradas USB 3.0, 1 x DisplayPort 1.4 com suporte a DSC, 2 entradas HDMI 2.1 e conector 3,5 mm para fone de ouvido.

Ainda não se sabe quando (e se) o Acer XV282K KV será vendido no Brasil. Todavia, por ser uma das únicas opções atuais com HDMI 2.1, não poderíamos deixar de fora de nossa classificação.

Ficamos na torcida para que seja vendido fora da China, de preferência no Brasil. Enquanto não chega, a única opção dos gamers da nova geração de consoles são as TVs mencionadas.

  • Painel LED (IPS)
  • Tamanhos disponíveis 28”
  • Resolução 3840×2160 (4k até 144Hz)
  • 2 x HDMI 2.1
  • Tempo de resposta: 1ms

5. Samsung Q70T QLED

Samsung Q70T Qled
A Qled Q70T da Samsung oferece o melhor custo benefício para jogar PS5 e Xbox One Series X.

A TV com melhor custo-benefício para a nova geração de consoles até o momento é a Samsung Q70T QLED. Apresenta a mesma tecnologia de pontos quânticos da Q80T, com cores vibrantes, ótimos ângulos de visão e nível de contraste exemplar.

Sendo uma TV intermediária, foram feitos alguns cortes, e no caso da Q70T não há FALD (Full Array Local Dimming). Com isso, ela utiliza a tecnologia Edge-Led para iluminação do painel, ante ao DirectLED.

O resultado é vazamento de luz maior do que em um painel FALD. Para a maioria das pessoas isso não é um problema. Entretanto, caso seja exigente em questão de qualidade de imagem e jogue em ambientes escuros, poderá notar manchas em cenas escuras causadas pelo vazamento.

Por não ter a camada extra (Ultra Viewing Angle) da Q80T que melhora os ângulos de visão, ela perde contraste e nitidez quando vista de lado, característica padrão dos painéis do subtipo VA.

Ainda assim é uma excelente TV, com nível de contraste superior até que da Q80T. Oferece uma boa experiência com bom nível de brilho em HDR, tem suporte a 4k @ 120Hz com VRR através de uma única entrada HDMI 2.1.

Ao ativar o “Game Mode” seu painel tem bom desempenho, com tempo de resposta decente e Black Frame Insertion (BFI) ativo para melhorar a clareza em jogos rápidos.

O baixo input lag, 120hz, HDMI 2.1 e suporte a FreeSync são os destaques dessa TV. O nível de contraste é ótimo, faltando apenas local dimming para ficar ainda melhor.

De qualquer maneira, pelo que oferece, a Samsung Q70T é a melhor tv visando custo-benefício para PS5 e Xbox Series X. Então se a grana está curta após comprar o seu PlayStation 5 ou Series X, vale a pena considerar a Q70T de 55”.

  • Painel LED (VA) sem Ultra Viewing Angle
  • Tamanhos disponíveis 55” 65” 75” 85”
  • Resolução 3840×2160 (4k 120Hz)
  • 1 x HDMI 2.1
  • Input lag 4k @ 120hz: 5.5ms / com VRR ativo: 6.4ms (HDMI 2.1)

6. LG NanoCell 86

LG Nanocell 86
A LG NanoCell 86 é a boa e barata da lista, o local dimming é falho, mas com 2 entradas HDMI 2.1 é uma ótima compra.

Aos que buscam uma TV acessível de 65” (ou 55”) com mais entradas HDMI 2.1 (duas), a linha LG NanoCell 86 pode ser uma boa escolha. Há problemas com vazamento de luz no modelo, que podem ser amenizados desabilitando a função de Dimming local.

Essa TV é ideal para ambientes amplos e bem iluminados, com muita entrada de luz. Já que o painel IPS fornece excelentes ângulos de visão (178/178º) e o revestimento antirreflexo evita que reflexo atrapalhem sua experiência.

Ao contrário da Q70T, o contraste desse modelo não é dos melhores, apresentando pretos um pouco acinzentados. O que falta em contraste, ela compensa em cores, compatível com HDR e Dolby Vision, o painel 10bits reproduz ampla game de cores vivas e vibrantes.

Outra vantagem desse modelo é o sistema webOS 5.0, que tem vários aplicativos (inclusive Twitch) e compatibilidade com o Magic Remote. Esse controle funciona como um mouse, facilitando e muito sua vida na hora de digitar na TV ou selecionar apps.

Oferece 2 entradas HDMI 2.1 compatíveis com 4K a 120hz + HDR (350nits), enquanto TVs na mesma faixa de preço só tem 1. É compatível com VRR (Taxa de Atualização Variável), G-Sync, FreeSync e tem baixo input lag (5.2ms) na resolução dos consoles de nova geração.

Se você não se importa com pretos profundos e só quer uma TV com HDMI 2.1 para PS5 ou Xbox Series S, ou X, não deixe de conferir a NanoCell86. Para a maioria das pessoas que jogam durante o dia, ou ambientes iluminados, não se decepcionarão com essa TV.

  • Painel LED IPS
  • Tamanhos disponíveis 55” 65” 75”
  • Resolução 3840×2160 (4k 120Hz)
  • 2 x HDMI 2.1
  • Input lag 4k @ 120hz: 5.2ms / com VRR ativo: N/D

Conclusão:

Como pode ver ainda não há muitas opções de TV e monitores com HDMI 2.1 e painel que atue em 120hz de forma nativa.

monitores gamers de 144hz, mas são em grande maioria FullHD ou QuadHD, enquanto os 4k seguem a 60hz.

Dessa forma, pela primeira vez em muito tempo pode valer a pena usar uma TV invés de monitor para jogar PlayStation 5 ou Xbox One Series X.

Mas claro, desconsiderando o fato que ainda não há garantia que os novos videogames rodarão jogos 4K a 120Hz. Nesse caso, monitores 4K de 60hz continuam no páreo como uma boa opção caso queira gastar menos.

Atualizaremos essa matéria sempre que surgir monitores ou televisores 4k com HDMI 2.1 e 120Hz. Por isso, não deixe de visitar nosso site e conferir as últimas avaliações dos melhores monitores.

Referências: Rtings