Direct LED ou Edge LED: Qual é melhor e diferenças

Qual a diferença entre Direct LED e Edge LED no monitor para PC e TVs? Uma tecnologia de backlight é melhor que a outra? Confira nesse guia as respostas para essas perguntas.

Se está considerando comprar um monitor ou TV nova, conhecer as tecnologias de retroiluminação (backlight) Direct LED (D-LED) e Edge LED (E-LED) pode ajudar sua escolha.

tecnologias de luz de fundo backlight
Principais tecnologias de backlight (luz de fundo)

Pode parecer não fazer diferença no uso real. Afinal, ambas as tecnologias trabalham com luzes LED para iluminar o painel de seu monitor ou TV.

Cada uma apresenta um resultado diferente que pode fazer diferença na sua experiência, principalmente em cenas e ambientes escuros.

Nessa matéria iremos abordar o que é LED, Direct LED/Edge LED, diferenças entre DLED e ELED e qual é a melhor opção para você.

No final saberá o principal para decidir segura de qual monitor ou televisor comprar.

O que é LED/WLED?

LED Light Emitting Diodes
Luzes LED – Light Emitting Diodes

LEDs são diodos emissores de luzes (Light-Emitting Diodes), pequenos semicondutores que são fontes de luz para diversos dispositivos eletrônicos. É usado em praticamente tudo que precisa de luz.

WLED é White Light Emitting Diodes (Diodos emissores de luz branca em português), é um nome diferente para a mesma coisa (LED). Não há diferenças práticas entre LED e WLED.

Nas telas LCD (Liquid Crystal Display) de monitores e TVs são usados como luz de fundo (backlight). Simplificando, através da modulação ativa essas luzes interagem com a camada de cristais líquidos formando a imagem que vemos.

Monitores e TVs de LED contam com iluminação traseira modificada, invés de usarem lâmpadas fluorescentes atrás da camada de cristal líquido, utilizam-se as luzes LEDs. Isso faz com que a qualidade da imagem seja melhor e o brilho maior (para HDR).

Agora que você já tem uma ideia básica do que são luzes LED/WLED e para o que são usadas, veja como as tecnologias DirectLED e Edge-LED diferem.

O que é Direct LED (D-LED)?

painel Direct LED
Exemplo de painel Direct LED (D-LED).

O painel com iluminação direta em luzes LED (Direct LED) é uma variante dos painéis FALD (Full-Array Local Dimming). Ambos utilizam uma matriz com luzes LED localizadas diretamente atrás do painel como fonte de luz de fundo.

A diferença é que no Direct LED não há controle independente das zonas que acendem ou apagam (local dimming) como na tecnologia FALD.

Dessa forma, os painéis DLED apresentam uma opção intermediária, oferecendo melhor uniformidade de preto (contraste) e maior nível de brilho.

Em contrapartida, monitores e TVs com D-LED são mais grossos, caros e consomem mais energia.

O que é Edge LED (E-LED)?

Edge-Lit
Exemplo de painel Edge LED.

Edge LED é um painel iluminado com luzes LED apenas nas bordas da tela, utiliza guias para projetar feixes de luzes por toda superfície do display. Não sendo diretamente iluminada por uma matriz de luz de fundo como no DLED.

É a tecnologia mais comum em monitores e televisores, principalmente de entrada. Algumas telas podem ter local dimming, apagando setores de forma integral para oferecer melhor contraste, mas não tem a mesma precisão vista em painéis FALD.

Um exemplo de televisores Edge-lit com local Dimming são as TVs da LG Nanocell. Onde pode ser visto as bordas iluminando ao mover o controle Magic em uma cena escura. Alguns confundem isso com vazamento de luz, o que não é o caso.

Por usar menos luzes LED, monitores que usam essa tecnologia são mais eficientes no gasto energético. Além disso, permite fazer TVs e monitores mais finos e bonitos.

Em contrapartida, tem maiores chances de surgir efeito mura (clouding) e vazamento de luz.

Diferenças entre Direct LED e Edge LED:

Full Array Local Dimming em painel Edge-lit e Direct-Lit
Funcionamento do local dimming no painel com Direct-LED (acima) e Edge LED (embaixo).

As diferenças entre Direct LED e Edge LED são brilho, uniformidade de preto, consumo de energia, características, tamanho e preço. Porém, ambas têm vantagens e desvantagens.

Mais importante que a tecnologia de iluminação utilizada no painel, é qual a tecnologia do painel (IPS/VA/TN).

Estas sim, fazem muita diferença na qualidade de imagem, brilho, contraste, qualidade de cores e ângulos de visão. Conheça os principais:

  • IPS – usado em monitores e TVs, painéis In-plane Switching tem a melhor precisão de cores e ângulos de visão, porém, sofrem com IPS Glow e tem pretos acinzentados.
  • TN – usado mais em monitores, a tecnologia Twisted Nematic tem foco em desempenho e preço acessível, oferecem baixo input lag e alta taxa de atualização. No entanto, cores são lavadas e tem contraste e ângulos de visão ruins.
  • VA – usado em TVs e monitores, painéis Vertical Alignment tem boa reprodução de cores, mas seu forte é contraste e uniformidade de pretos. Geralmente tem problemas com ghosting e borrão de movimento (Motion Blur) pelo tempo de resposta alto.

Uniformidade de Preto

A uniformidade de preto mede a consistência na coloração do preto por toda tela. Sendo uma vantagem da tecnologia Direct LED (D-LED), que consegue entregar coloração mais consistente, mas sacrifica a riqueza de cores.

Já nas telas Edge-Lit, é possível atingir pretos profundos, mas devido à natureza da tecnologia não tem uma boa uniformidade por toda a tela.

Dependendo do tamanho da tela poderá notar diferenças entre as cores, principalmente nos cantos.

Nível de Brilho

Telas Direct LED são mais brilhantes devido à natureza da tecnologia, que utiliza mais luzes de fundo.

As telas Edge LED também podem ter níveis de brilho elevado, mas por conta do mapeamento dessas luzes, não conseguem iluminar todo o painel como na luz direta da DLED.

Consumo de energia

A tecnologia LCD/LED é bastante eficiente energeticamente, então independentemente de qual escolher não terá aumento relevante na sua conta de energia.

Porém, a tecnologia Direct LED tem mais luzes LED no painel, então gasta um pouco mais do que a Edge LED.

Tamanho e design

Modelos com Edge LED são mais finos e leves do que os com Direct LED. Isso faz deles mais bonitos e ocupam menos espaço na mesa/escrivaninha. Em contrapartida, os DLED são mais grossos e um pouco mais pesados.

Preço

Quando o assunto é valor em TVs e monitores, você recebe o que está pagando. Não significa que monitores baratos são ruins, há vários monitores com bom custo-benefício que aliam preço e qualidade.

Porém, geralmente nesses monitores alguns custos são reduzidos para torná-los mais acessíveis. Um monitor IPS de R$ 800 não terá a mesma qualidade de construção, durabilidade e painel imaculado como um de R$ 2500+.

A tecnologia Direct LED é usada em muitos monitores de entrada, enquanto Edge LED é utilizada em monitores de várias faixas de preço.

O interessante é conferir avaliações de monitores e decidir pelo que mais atende seu uso e orçamento.

Qual é melhor Direct LED ou Edge LED?

Edge LED vs Direct LED
Edge LED vs Direct LED.

As diferenças entre essas duas tecnologias de backlight são menos proeminentes do que as vistas em diferentes tecnologias de painéis. Sendo assim, a decisão deverá ser mais por preferência em design e eficiência energética.

Direct LED leva vantagem por oferecer mais brilho, menos problemas com vazamento de luz nos cantos e melhor uniformidade de preto. Além de possibilitar melhor funcionamento da tecnologia local Dimming, com pretos mais profundos.

Edge LED tem como vantagem consumir menos energia e ter design mais fino, o que agrada quem importa com estética. Além disso, oferece nível de contraste melhor, mas a custo da uniformidade de preto e vazamento de luz.

Dessa forma não há como dizer que Direct LED é melhor que Edge LED (e vice-versa). Nossa recomendação é que encontre um combo que complemente um ao outro, encontrando equilíbrio entre fidelidade de cores e desempenho.

Veja nosso guia de como escolher um monitor para mais informações e faça uma escolha baseado em suas preferências, uso e orçamento. Lá encontrará algumas recomendações dos melhores monitores para computador.