Melhores Monitores Para Designers e Fotógrafos

monitores para fotografos e designers
Qual o melhor monitor para edição de fotografia e design? As melhores telas de 2018 para 2019!

Como fotografo ou designer você deve saber, o mais importante é ter um monitor que exiba muitas cores, com excelente nitidez, brilho e fidelidade. Afinal, editar uma fotografia ou criar um projeto visual em um monitor com poucas cores ou sem calibração pode acabar com seu trabalho aos olhos do cliente.

O intuito desse guia de compra é recomendar os melhores monitores para designers e fotógrafos vendidos no Brasil. Mas não somente para estes profissionais, se seu trabalho depende de alta fidelidade e gama de cores, eles são ideais.

As tecnologias de painéis são em grande parte as responsáveis pela disponibilidade de cores. Por exemplo, os melhores painéis são os IPS ou VA recentes. Já que painéis TN tem poucas cores e ângulos de visão ruins, que alteram as cores, mas são mais baratos. Você pode saber mais em nosso artigo de como escolher um bom monitor.

Todos os painéis aqui são retro iluminados a LED, e com ângulo de visão acima de 170 graus. Dessa forma, independente da distância ou ângulo que sentar na frente do monitor, ou da pessoa que irá averiguar suas fotos ou projetos, poderá ver cores vívidas e nítidas.

Importante mencionar que a ergonomia, conforto visual e tamanho da tela é essencial para profissionais dessa área. Todos os monitores que mencionamos aqui tem tecnologias que protegem os olhos. Além de ajuste de angulação, enquanto os mais caros têm ajustes de altura e até rotação.

O tamanho de tela mínimo que recomendamos é 24 polegadas, por isso, não verá aqui monitores com telas menores que essa. Enquanto um monitor Full HD (1920x1080p) é o mínimo, recomendamos a resolução QHD (2k) ou UHD (4k) para maior espaço e melhor produtividade. Já que quanto maior a área de trabalho, mais poderá fazer na edição de imagens ou design.

Dell UltraSharp UP3216Q

Dell UltraSharp UP3216Q
Monitor profissional para ninguém botar defeito, este é o Dell UltraSharp UP3216Q!
  • Tamanho da tela: 31.5” IPS
  • Resolução: 3840×2160 UHD 4K
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Portas: DisplayPort, Mini DisplayPort, HDMI, USB Hub
  • Cores: 1,07 bilhão de cores (10 bits – 100% REC 709, 99,5% aRGB, 87% DCI-P3, 100% sRGB)
  • VESA: 100mm
  • 3 anos de garantia

O Dell UltraSharp UP3216Q é o melhor monitor vendidos no país não apenas para designers e fotógrafos. Mas é utilizado por editores de vídeo, animadores, entre outros profissionais. É o melhor dos melhores, e por isso tem o preço bastante salgado, um pouco acima de R$ 7000. Sendo por isso recomendado apenas para quem deseja investir no melhor monitor para seu estúdio ou escritório.

A seu favor conta a resolução 4K com alta fidelidade de cores calibradas de fábrica. É um dos únicos que suportam boa parte do espectro de cores DCI-P3. Este último que é o padrão de cores para projeção de filmes digitais.

Como designers e fotógrafos precisam de fidelidade de cores RGB, esse é ideal. Com 100% sRGB e 99,5% Adobe RGB (aRGB), poderá editar seus trabalhos com a confiança de o que vê, é a cor real da imagem.

Sua resolução UltraHD de 4K permite que você tenha mais espaço para trabalhar. Dessa forma melhorando a sua produtividade e proporcionando que você veja todo o projeto ou fotografia sem dar zoom out.  Seu ponto negativo fica por conta da disponibilidade e preço elevado.

Samsung U28E590D

Samsung U28E590D
Samsung U28E590D é um monitor 4k com ótimo recursos para editores, designers e fotógrafos.
  • Tamanho da tela: 28” IPS
  • Resolução: 3840×2160 UHD 4K
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Portas: DisplayPort, DVI, HDMI, USB 3.0
  • Cores: 1,07 bilhão de cores (10 bits – 97% REC 709, 97,5% aRGB, 78% DCI-P3, 98% sRGB)
  • VESA: 75mm
  • 1 ano de garantia

Líder em qualidade e fabricação de painéis, a Samsung não poderia ficar de fora de nossa lista. O monitor da marca coreana que escolhemos para fazer parte dessa lista é o U28E590D. Embora não seja tão poderoso quanto o Dell mencionado acima, ele ganha na questão de custo benefício.

Usando a nova geração de painéis TN, a Samsung conseguiu reduzir os custos de ter uma tela grande com resolução UltraHD (4K). Dessa forma, com ângulos de visão similares (170/160º) comparado a painéis melhores (VA/IPS – 178/178º).

Já na fidelidade de cores e nitidez, o Samsung U28E590D apresenta ótima qualidade. Seu painel 10-bits oferece a mesma quantidade de cores disponível nos modelos topo de linha, 1,07 bilhões.

Junto com sua tela de 28”, resolução 4k, suporte a 8.3 bilhões de pixels, painel 10 bits e contraste estático 1000:1, é mais que suficiente para exibir todos os detalhes de suas fotos ou outros trabalhos. Pontos negativos ficam por conta dos ângulos de visão, ausência de ajuste de altura e rotação.

Dell UltraSharp U2718Q

Dell UltraSharp U2718Q
Fidelidade de cores, resolução 4K, HDR10, design moderno e bordas ultrafinas. Esse é o Dell UltraSharp U2718Q
  • Tamanho da tela: 27” IPS
  • Resolução: 3840×2160 UHD 4K
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Portas: DisplayPort, Mini DisplayPort, HDMI, USB Hub
  • Cores: 1,07 bilhão de cores (10 bits – 99% REC 709, 99,5% aRGB, 80,7% DCI-P3, 99,9% sRGB)
  • VESA 100mm
  • 3 anos de garantia

O monitor Dell UltraSharp U2718Q é sem duvidas o melhor custo benefício quando se trata de qualidade de imagem, design, conforto e ergonomia. Ele tem as mesmas características do Dell UP3216Q, como tela UltraHD 4K, 1.07 bilhões de cores, alta taxa de brilho 350 cd/m² e painel IPS.

É um dos melhores monitores para ser utilizado com Macbook Pro, iMac ou Air devido a entrada miniDP. E não apenas esta, mas HDMI, DisplayPort e várias portas USB 3.0. Todas facilmente acessíveis por baixo do ecrã, e 2 USBs na lateral esquerda.

Com riqueza de cores, alta nitidez e excelente contraste e brilho, você poderá trabalhar em ambientes iluminados sem problemas. Já que conta com revestimento antirreflexo, anti-ofuscamento 3H e excelentes ângulos de visão 178/178º.

É perfeito para fotógrafos, arquitetos e designers devido ao ajuste de altura e rotação. Onde você poderá facilmente girar o monitor para trabalhos em orientação modo retrato ou paisagem. Já vem com cores calibradas de fábrica (Delta E), mas é fácil personalizar conforme sua necessidade, seja com perfis de cores ou por meio do software.

Recomendamos o monitor Dell U2718Q devido a sua versatilidade. Podendo não apenas suprir as necessidades de fotógrafos e designers, como é também um excelente monitor para leitura, programação, navegação etc.

Como escolher:

designer
O monitor ideal para seus trabalhos com video e imagem devem caber em seu orçamento.

Se fossemos escolher as principais características que fazem um monitor adequado para edição de imagens, estes seriam; gama de cores, brilho, contraste, nitidez e resolução de tela. Um monitor com cores vividas e alta taxa de brilho irá fazer com que seu trabalho fique mais fácil.

Uma forma de saber a nitidez do monitor está em conhecer sua densidade de pixels. Dos modelos informados acima, os da Dell tem o maior índice de Pixels Per Inch (PPI). Quanto maior o número de pixel por polegadas, mais nítido são as imagens exibidas nele.

Monitores premium oferecem mais do que excelente qualidade de imagem, alguns tem USB Hub, facilitando o uso de pendrives e cartões de memória. Se você tem vários dispositivos e precisa de várias entradas, tais como HDMI, compre modelos de monitores premium. Estes geralmente têm suporte a maiores dispositivos.

Para quem passa horas usando o computador, é ideal que tenha tecnologias de redução de fadiga ocular. Estas tecnologias são conhecidas como (Eye Saver Mode, Flicker Free ou Flicker Safe), reduzindo a oscilação do painel e prevenindo cansaço ocular. Outro benefício é a redução de luz azul, que ajuda principalmente os que trabalham à noite e/ou em lugares escuros.

Modelos com bordas finíssimas são ideais se você pensa em ter uma configuração de múltiplos monitores. Já que bordas grossas poderão prejudicar na hora de colocar o monitor lado a lado e aumentar a resolução, cortando grande parte da imagem. Os modelos da Dell são conhecidos por ter bordas extremamente finas.

Como a maioria desses monitores informados aqui são retro iluminados em LED, são eficazes e consomem pouca energia. Além disso, são feitos com materiais recicláveis e em quantidades que não prejudicam o meio ambiente.

Considerações finais:

Estes foram selecionados os melhores monitores de 2018 e 2019 para profissionais de fotografia, edição de imagem e designers. Levamos em consideração opiniões de experts e profissionais do ramo para escolher os melhores para você.

Independente do modelo que comprar, estará fazendo um ótimo negócio. Podendo utilizar esses monitores para softwares como Lightroom, Adobe Photoshop, AutoCAD, AutoDesk, Blender, Gimp e vários outros.

Esperamos que esse guia tenha lhe ajudado a escolher a melhor opção para você e seu orçamento. Iremos atualizar esse artigo regularmente com novas opções, assim que forem disponibilizadas.

Enquanto isso, não deixe de conferir nosso artigo com os melhores monitores para trabalhar!

Te ajudamos? Dê sua nota para esse guia: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...