Monitor Philips 242V8A: Review

Nesse review do monitor Philips 242V8A você descobrirá as principais virtudes desse monitor para computador, bem como o seu principal defeito.

O Philips 242V8A é um dos monitores de 23,8” com tela IPS mais baratos que você pode adquirir atualmente. Caso queira uma opção com tela maior, o 272V8A de 27” apresenta as mesmas características do 242V8A, custando (em oferta) menos de R$ 1000.

ofertas

Alguns sacrifícios foram feitos na linha V8A para reduzir custos, mas ainda assim, continua com um custo benefício estelar. Principalmente considerando as funcionalidades oferecidas pelo modelo.

Confira nessa avaliação do Philips 242V8A onde foram feitos os cortes para tornar o modelo mais acessível, e qual escolher entre o de 23,8” e 27”. Afinal, utilizam o mesmo painel IPS, tem as mesmas funcionalidades e ambos foram lançados em 2020 (projeto novo).

Qualidade de imagem:

qualidade imagem
Usuário configurou dois monitores V8A lado-a-lado utilizando suporte da Dell.

O Philips 242V8A utiliza um painel IPS difuso (6bits + FRC) que oferece ótima qualidade e reprodução de cores. Com isso, torna-se um monitor multiuso para diversas tarefas que exigem qualidade e fidelidade de cores, como edição de vídeo e imagem.

A resolução Full HD na tela de 23,8” oferece ótima densidade de pixels (93ppi), exibindo imagens nítidas e sem serrilhados ou borrados. Já o modelo 272V8A de 27” tem menor densidade de pixels (81PPI), mas ainda assim oferece definição satisfatória.

Por utilizar painel com tecnologia In-plane-Switching (IPS), os ângulos de visão são perfeitos (178H/178V). Dessa forma, utilizar o monitor em um painel ou suporte não irá distorcer as cores, ideal para quem trabalha com imagem, como web designers, designers e fotógrafos.

Comparado a painéis VA e TN, o IPS é o que oferece cores mais vivas, sacrificando um pouco o contraste 1000:1 (preto acinzentado). De qualquer forma, essa troca é válida, causada em partes pelo vazamento de luz (IPS Glow) leve a moderado da tecnologia.

Ao utilizar monitores com tela IPS irá ficar mal-acostumado(a) e exigente a respeito de qualidade de imagem. Painéis IPS suportam uma gama de cores que excedem o padrão 99% de monitores VA e TN, chegando a 129%. Como resultado, as cores ficam mais saturadas e vibrantes.

Caso precise de cores reais para trabalho com imagens (Adobe Photoshop e LightRoom), ele vem com modo sRGB que deixa as cores reais (100% do sRGB).

Outros modos de imagem presentes são o EasyRead e LowBlue, que tornam a leitura e uso mais suave aos olhos, resultando em melhor conforto para ler e usar o monitor por várias horas.

Entretanto, esses modos deixam a tela amarelada, já que abaixa todo nível de luz azul (ultravioleta). Ao desabilitar a função, voltará a exibir cores vibrantes como antes, então não é defeito.

O nível de brilho está dentro do esperado, 250cd/m2, evitando que haja reflexos na tela, principalmente em ambientes bem iluminados. A camada anti-ofuscamento contribui na redução de reflexos, mesmo com janelas ou outras fontes de luz atrás de você.

Funcionalidades:

ReadMode
O modo de leitura é útil para estudantes e quem trabalha com texto.

O monitor Philips 242V8A e 272V8A ambos oferecem Adaptive Sync, um recurso que auxilia contra cortes na tela e experiência de uso mais fluída. É compatível com AMD FreeSync (48-75hz) via HDMI e G-Sync via DisplayPort.

Dessa forma, além de ser um bom monitor para trabalhar, a linha V-Line V8A oferece a gamers boa experiência com baixo input lag, tempo de resposta e livre de lag e dessincronização entre os frames.

Recomendamos que utilize a entrada HDMI ou DisplayPort para melhor aproveitamento do Adaptive Sync. Visto que através do VGA a taxa de atualização volta aos 60Hz normais devido à limitação da tecnologia analógica.

Caixas acústicas estéreo integradas é outro diferencial que não encontra em monitores nessa faixa de preço. Mesmo não sendo as mais potentes, elas são equivalentes à de televisores na mesma faixa de preço, oferecendo ótima qualidade sonora para uso durante jogos, séries e filmes.

A tecnologia Flicker-Free está presente, evitando que haja desconforto ocular causado pela trepidação ao atualizar os Hz na tela. Aliado aos modos de redução de luz azul e de leitura, trabalhar e utilizar os monitores Philips V8A por várias horas não será problema.

Ergonomicamente ele oferece apenas ajuste de inclinação, precisando de um bom suporte para monitor com padrão VESA 100×100 mm para ajustar altura, rotação e pivô. De qualquer maneira, ser compatível com furação VESA é outro diferencial.

Construção e durabilidade:

construcao
A construção é básica, com plástico texturizado fosco.

A linha Philips V-Line vem com bordas ultrafinas, apresentando um design moderno e de ótimo gosto. Não é incomum ser utilizado em configurações de múltiplos monitores, onde a borda finíssima não irá incomodar na visualização do conteúdo compartilhado entre as telas.

Caso seja trader, designer, programador ou precisa de múltiplas telas para visualização do seu trabalho, poderá adquirir dois ou mais, e juntos ter uma parede de monitores. Compatível com VESA, um bom suporte multi-articulado proporcionará imersão e melhor produtividade.

Há as principais entradas para uso com computadores, notebooks e outros dispositivos compatíveis. Independente do seu sistema operacional, será compatível desde que use entrada HDMI, DisplayPort ou VGA. Além dessa, há entrada para fones de ouvidos.

Durabilidade é padrão, com 50.000 horas estimadas, podendo durar mais ou menos de acordo com localização, altitude, cuidados com umidade. Entretanto, há alguns casos de stuck e deadpixel na linha V8A, que é menos comum no Philips 221V8 com painel WVA.

Recomendamos que adquira nas lojas que mencionamos abaixo, onde há maiores índices de resolução (troca) em caso de problemas. Visto que o pós-venda é um dos principais problemas da marca no Brasil (e no mundo).

De qualquer forma, mesmo sendo esse o tendão de Aquiles da linha V8A, vale a pena arriscar por conta do excelente custo benefício.

Dificilmente encontrará um monitor que ofereça tantos recursos e painel IPS por esse preço. Caso encontre mais de 5 pixel queimados, ou vazamento de luz grave, basta solicitar troca diretamente com a loja dentre os 7 dias.

É um monitor novo no mercado, lançado em 2020, então acreditamos que em breve corrigirão o problema em novos lotes. De acordo com a Philips, até 5 deadpixel distantes a mais de 15 mm um do outro é aceitável, stuck pixel é até 3.

Concluindo, são raros os casos de consumidores que tiveram problemas com deadpixel e stuck pixel, mas eles podem ocorrer. Tirando isso, é um monitor com ótima construção e durabilidade.

Opiniões de usuários:

opiniões sobre monitor 242v8a
Clique na imagem para ver opiniões no site.

Especificações técnicas:

  • Modelo 242V8A
  • Painel LCD W-LED IPS 23.8” Widescreen (60,5cm)
  • Resolução: Full HD 1080p (1920 x 1080p) – 75 Hz (HDMI)
  • Contraste dinâmico: 1000:1
  • Brilho: 250 cd/m2
  • Tempo de resposta: 4ms (GTG)
  • Número de cores: 16.7M 72% NTSC (6bits + FRC)
  • Aspecto de imagem: 16:9
  • Ângulo de visão: 178º/178º
  • Conexão: 1 x D-SUB (VGA) 1 x HDMI 1.4, 1 x DisplayPort 1.2, 1 x Fone de Ouvido
  • Caixas de Som Integradas: 2 x 2W
  • VESA 100×100
  • Peso: 3,03 kg
  • Consumo de energia: 13,59W (máximo)
  • Acompanha cabo VGA
  • Compatível com Windows, MAC, Linux
  • Veja mais informações

É bom?

monitor philips 242V8A
É bom?

Os monitores Philips 242V8A e 272V8A são bons e valem a pena a aquisição. Como pode ver na avaliação, oferece excelente qualidade de imagem e funcionalidades extras que agregam a um excelente custo benefício.

Há poucos modelos nessa faixa de preço que oferecem som integrado (mesmo que não sejam os melhores), além de Adaptive Sync para melhor experiência em jogos e uso geral. Isso, desconsiderando a tela IPS com resolução Full HD de 23.8” e bordas finíssimas.

O ponto negativo fica por não enviarem cabo HDMI na caixa, apenas VGA. Afinal, esse monitor é melhor aproveitado utilizando via HDMI/DisplayPort, é uma economia fútil por parte da Philips. Outro ponto a mencionar é a questão de deadpixel, devido ao painel ser “IPS de entrada”.

De qualquer forma, monitores de entrada de todas marcas (e até mais caros) correm o risco de vir com stuck/dead pixel. No caso da linha Philips V-Line V8A é acima da média, mas ainda um número baixo considerando o tanto de monitores da linha V8A que vendem.

Recomendamos que caso queira comprar o Philips 242V8A de 23,8” ou o 272V8A de 27”, que faça pelos botões abaixo. Além de economizar na sua compra com ofertas exclusivas, ainda terá melhor pós venda que outras lojas. Já que caso apresente defeito, não terá dor de cabeça.

Caso queira alternativas a esse monitor, recomendamos o LG 24MK430, mais consolidado no mercado e sem problemas de deadpixel ou de durabilidade. Confira nossa matéria com os melhores monitores IPS, onde há opções de várias polegadas, preços e gostos.

Prós:

  • Excelente custo benefício
  • Tela IPS com ótima qualidade de imagem
  • Som integrado (2x2W)
  • Adaptive Sync (compatível com AMD FreeSync e G-Sync)
  • Taxa de atualização de 75Hz
  • Entrada DisplayPort
  • Design moderno com bordas ultrafinas
  • Fonte embutida
  • Botões de ajuste físicos

Contras:

  • Algumas unidades apresentam problemas com deadpixel
  • Não inclui cabo HDMI
  • Suporte poderia ser mais firme (move bastante)
  • Baixa potência dos alto-falantes
  • Vazamento de luz IPS Glow (leve)

Manual e suporte: Philips Brasil