Monitor BenQ Zowie XL2411P Review

É possível que o monitor BenQ XL2411P 144hz 1ms seja o monitor gamer ideal para você? Veja nessa avaliação tudo que precisa saber sobre ele, e como se compara com outros da linha XL.

O monitor gamer BenQ XL2411P faz parte da série XL, linha de monitores gamers para e-Sports da ZOWIE. Por isso, seus monitores foram projetados para entregar o máximo de desempenho para cenários competitivos.

Analisamos suas especificações, avaliações, e resumimos para melhor entendimento os pontos positivos e negativos. Assim, poderá decidir se o XL211P é bom e vale a pena para você.

Veja agora nesse review o que esperar desse monitor, tanto em jogos quanto uso normal. Se está com pressa, poderá ir direto para nosso veredito.

Qualidade de imagem

Qualidade de Imagem do monitor XL2411-P
Imagem: NewEgg

O XL2411P utiliza um painel TN de 8bits e nível de brilho de 350cd/m2 para exibir as imagens. A resolução FullHD (1920x1080p) é nítida e não apresenta serrilhados em jogos ou ambiente desktop.

Como já dito na matéria de como escolher um monitor, os painéis TN foram feitos para oferecer desempenho, não qualidade de cores. Mesmo vindo calibrado de fábrica, as cores são “lavadas” e não saltam aos olhos.

O painel utilizado nesse modelo não é dos mais avançados como o usado nos modelos mais caros (XL2430 e XL2540). Todavia, não é de forma alguma ruim, apresentando ângulos de visão padrões para painéis TN (170/160º).

Qualidade de imagem para jogadores competitivos não é prioridade, visto que aqui todo FPS importa. Por isso, ele é recomendado se você quer obter o máximo de performance em seus jogos FPS (Counter Strike, FreeFire, FortNite, Overwatch, etc.) e MOBA (League of Legends).

Caso precise ou goste de cores vibrantes e ângulos de visão sem distorção de cores oferecidas pelos painéis IPS, não ficará satisfeito com este, ou qualquer outro monitor com tela TN.

Portanto, se você trabalhar com vídeo e imagem (fotógrafos, designers, ilustradores, front-end webdevelopers etc.), veja outros monitores com painéis IPS melhores.

Performance

desempenho do monitor em jogos
Aqui está o ponto em que esse monitor se destaca, desempenho.

Performance é o ponto forte desse monitor, dependendo apenas do seu hardware para aproveitar todo desempenho de imagem que esse monitor oferece.

A vantagem de um monitor Full HD como este, é que provavelmente seu computador conseguirá atingir os FPS necessários para valer a pena um monitor gamer 144hz. Pois, de nada adianta comprar esse monitor se os jogos estão capados em 60hz.

Por isso, se está pensando em comprar esse monitor para jogar PlayStation 4, Xbox One ou qualquer outro console, já desista. A maioria dos jogos dos videogames atuais são limitados a 30 ou 60FPS.

Isso vale caso você tenha placa de vídeo on-board, ou rode os jogos em baixo FPS. Para esse monitor valer a pena, os jogos têm que atingir mais de 120FPS. Só assim terá a experiência fluída e performance que esse monitor tem a oferecer.

Há ainda uma maneira de tornar esse monitor ainda mais bestial, ativando o “Instant Mode”. Com ele ativado, o monitor diminuirá ainda mais o input lag, algo importantíssimo em jogos rápidos e competitivos onde cada milissegundo importa.

Toda essa performance diminui consideravelmente os rastros, fantasmas e outros traços na tela. Oferecendo assim, tudo que você pode precisar em um monitor gamer de alto desempenho.

Funcionalidades

principais funções do monitor, flicker free, low blue light, ergonomico, antireflexo
Esse modelo tem várias funções para ajudar você a jogar por mais tempo, e se tornar um player melhor.

A BenQ/Zowie é conhecida mundialmente por oferecer o que há de melhor em tecnologias que melhoram a performance de seus monitores.

Um dos exemplos é o Black eQualizer, que aumenta a visibilidade em áreas e cenas escuras, auxiliando na visualização de inimigos e alvos. Isso, sem causar superexposição(overexposure) nas áreas mais claras.

A função Color Vibrance contribui para compensar a diferença de cores dos painéis TN contra VA/IPS. Oferece 20 níveis de ajuste para que você possa ter mais saturação e cores mais vibrantes em seus jogos.

Com a função de modos de jogo (Modo Game) que personaliza automaticamente a melhor configuração para FPS e FTG (RTS).

Você poderá ativar ou desativar a tecnologia de redução de Motion Blur (MBR) criando um atalho macro em uma das 3 teclas no monitor.

Ao contrário de outros monitores, a redução de Motion Blur realmente funciona. Oferecendo a você experiencia similar ao de monitores CRT (da época do CS 1.5). Mas isso vem com um custo, redução do nível de brilho.

Um dos pontos negativos desse monitor é o fato de não é compatível com AMD FreeSync ou NVIDIA G-SYNC. Entendemos que G-Sync é caro de colocar devido aos royalties, mas AMD FreeSync seria a cereja do bolo nesse monitor.

Não desanime! Em testes e jogos, a tecnologia Motion Blur Reduction da BenQ foi suficiente para eliminar rastros, fantasmas, cortes na tela (tearing), e outros problemas comuns em monitores sem tecnologias de sincronização.

Ergonomia e Conectividade

ergonomia com o monitor virado para a direita
Poderá ajustar o monitor conforme fique mais confortável para usar.

O BenQ XL2411P não se tornou um dos monitores favoritos das organizadoras de competições e-Sports pelo acaso. A atenção a detalhes e flexibilidade oferecidas por seus monitores estão em outro patamar.

Esse monitor tem design com acabamento fosco, diminuindo reflexos nas bordas, eliminando assim distrações.

Outro benefício é a tecnologia sem cintilação, que ajuda a reduzir a fadiga ocular e permite que você jogue por mais tempo.

Ergonomicamente você pode ajustar a altura (130 mm), rotação, swivel (dir./esq.) pivô 90º e inclinação -5~20º com a base de fábrica. Porém, caso já tenha um suporte para monitor, ele é compatível com o padrão VESA 100×100.

A conectividade é outro ponto positivo do modelo, oferecendo 1 porta HDMI 1.4, DisplayPort 1.2, DVI e entrada para fones de ouvido.

Todas com acesso fácil e simples de conectar. Porém, nem tudo é perfeito, ele não oferece USB HUB (portas USB) ou alto-falantes embutidos.

Review:

XL2411 vs. XL2430

Se a dúvida entre qual monitor escolher é entre XL2411 ou XL2430, recomendaríamos sem dúvidas o XL2411P (monitor desse review), ou pagar um pouco mais no XL2430.

Porém, a diferença entre o modelo XL2411P e XL2430 são poucas além da construção, preço e design. Valendo muito mais a pena investir no XL2411P se você quer o melhor custo benefício dentre os dois.

O BenQ XL2430 tem mais portas (USB, fone e microfone, D-Sub e +1 HDMI), compatibilidade com 3D e o S-Switch. Esse último acessório permite que você mude perfis de imagens mais rapidamente (possível salvar 3 modos).

Você só veria uma diferença em qualidade de imagem e performance, optando pelo modelo BenQ XL2540, que apresenta o mais novo painel TN com cores melhoradas e 240Hz de taxa de atualização. Além de claro, as abas Shield para evitar reflexos e distração.

Vale a pena?

setup gamer com monitor XL2411P
Imagem: NewEgg

Em nossa opinião após revisarmos todas as características, podemos dizer que o monitor BenQ XL2411P vale a pena para gamers competitivos. O desempenho do painel desse monitor em jogos e a redução de Motion Blur realmente fazem a diferença.

De tal forma, se você quer um monitor com bom custo benefício para jogar no PC, e não se importa tanto com qualidade de cores e ângulos de visão, vale a pena. Há monitores melhores que este, mas são mais caros, e muitos nem estão disponíveis a venda no Brasil.

Veja agora um sumário com os pontos positivos e negativos encontrados durante o review do XL2411P. Logo após, as informações técnicas para os nerds que adoram consultar os números do monitor antes de escolher.

Prós:

  • Painel 144hz 1ms com baixo input lag
  • Confiabilidade e garantia
  • Excelente desempenho em jogos FPS, RTS e MOBA
  • Ergonomia (ajustes de altura, pivô, swivel, inclinação)
  • Redução de Motion Blur funciona bem
  • Desempenho sólido do painel
  • Acompanha cabo DisplayPort para 144hz
  • Fácil de montar e usar o menu OSD (On-Screen Display)
  • Excelente custo benefício para jogos
  • Compatível com a maioria dos PCs atuais e futuros
  • Ajustes macro pré-programados para jogos (FPS, RTS e MOBA)

Contras:

  • Sem AMD FreeSync
  • Ângulos de visão
  • Qualidade de cores
  • Disponibilidade
  • Preço no Brasil
  • HDMI 1.4 (não compatível com 144hz, só vai até 120hz)
  • Sem alto-falantes
  • Sem entradas USB
  • Sem S-Switch (perfis)

Especificações XL2411P:

  • Painel TN LCD 24” Widescreen 16:9
  • Resolução: Full HD 1080p (1920 x 1080p) – 144 Hz
  • Contraste dinâmico: 1.000:1 (DCR 12M:1)
  • Tempo de resposta: 1ms (GtG)
  • Número de cores: 16.7M – 8Bits
  • Brilho: 350c/m2
  • Aspecto de imagem: 16:9
  • Ângulo de visão: 170º/160º
  • Compatível com furação VESA 100×100
  • I/O: HDMI, DisplayPort 1.2, DVI-DL, 1 x 3.5mm (fone de ouvido)
  • Consumo energético: 45W (ON), 0,5W (DPMS), 0,3W (OFF)
  • Bivolt (fonte interna)

Ofertas:

Confira abaixo os preços e ofertas do monitor BenQ/Zowie XL2411P, além de economizar, poderá conferir avaliações e comentários de usuários que o compraram.

Referência: Zowie/BenQ